Saturday 16 January 2010

Latinos v Nórdicos

O jogo do "amigo secreto" é muito comum aqui no UK pelo Natal. Tendo já "brincado" a este jogo várias vezes no passado, surpreende-me a forma séria e formal com que os Ingleses o "brincam".
Pois bem, como boa "Tuga" assim que tiro o papelinho com o nome da pessoa a quem irei oferecer a minha prenda começo logo a perguntar aos meus colegas (Ingleses) quem é que lhes calhou. Ficam chocados! Dizem que que eu não sei o que quer dizer a palavra "secreto" etc. e tal.
Eu explico que o jogo se chama "amigo secreto" porque a pessoa a quem vamos dar a prenda (é a única que) não pode saber quem é que a vai oferecer. Acrescento ainda que no fim da "brincadeira" se pode relevar quem é quem. Eles não percebem.
Para os Ingleses, o nome que está naquele pedaço de papel é segredo de Estado e será eliminado para todo o sempre 1 segundo depois de lido. Não abrem aquelas boquinhas nem depois de terem dado a prenda, nem no ano seguinte nem mesmo quando sujeitos a tortura. Acreditem, já tentei de tudo.
Imagino até que comentem entre eles, "Tu vê lá que a tonta da Portuguesa me veio perguntar outra vez quem era o meu amigo secreto!!"
Até ao Natal de 2009 nunca tinha conseguido saber o "amigo secreto" de ninguém. Pois bem, a Irene tira o papelito e assim que o lê pergunta-me "Quem é o teu amigo secreto?" Nem queria acreditar, ia finalmente partilhar o meu segredo de Estado com alguém em território Inglês. Esqueci-me de referir que a Irene é uma colega Espanhola que recentemente se juntou ao grupo para trabalhar por uns meses. Será que conta?

1 comment:

Anonymous said...

...de chorar a rir!!!