Hoje fui ver a exposição British Orientalist Painting na Tate Britain. Nos dizeres da própria Tate, a exposição "will explore the responses of British artists to the cultures and landscapes of the Near and Middle East between 1780 and 1930, offering vital historical and cultural perspectives on the challenging questions of the ‘Orient’ and its representation in British art." Percebi melhor o "Orientalismo" de Edward Said e (re)encontrei William Holman Hunt. O quadro que escolho agora, não estava na exposição nem devia estar, estava na minha memória como um dos mais reveladores da irmandade (Pré-Rafaelita) a que Hunt pertenceu.
The Awakening Conscience William Holman Hunt
Este quadro, preenchido pela simbologia de dois amantes, denuncia o contraste entre o puro e o ilícito. Desde a natureza que se avista da janela passando pelas pautas de música que lembram melodias da infância até à luva (única) que se encontra caída no chão e ao gato (infiel) que repousa no canto. Como parti do orientalismo para chegar aqui não sei, mas que cheguei cheguei.
1 comment:
passas do d.meira ao ed. said, é fantástico! :)
(esse quadro está na sala dos pré-rafaelitas. sem dúvida um movimento apaixonante!)
m.
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