Tuesday 6 May 2008

La Belgique

Aqui há uns tempos fui surpreendida com a "ignorância" de um colega de trabalho. Numa discussão que mais parecia ser de meninos da 4ª classe dei por mim a falar da Bélgica a propósito da situação política daquele país. O meu colega não parecia minimamente interessado no assunto e estava no seu direito. O que me chocou não foi isto mas o que se passou depois. A determinada altura atira-me a seguinte frase "Mas afinal o que é que tem de tão importante a Bélgica?". Eu não queria acreditar, pensei que estivesse a brincar no seu humor inglês (que tanto gosto). Não contente, lançou ainda outra pergunta em forma de desafio, nomeia-me uma pessoa "conhecida" Belga. Fiquei na dúvida se deveria entrar naquele jogo tonto mas lá acedi. René Magritte, o meu pintor preferido (acrescentei). Não conhecia. Fiquei frustrada e pensei, "bem, vamos para a banda desenhada, pode ser mais do teu interesse", Hergé. O rosto dele manteve-se imóvel. Acrescentei, autor do Tintim. Nada. Fui para a música, era impossível ele não conhecer Jacques Brel. Não conhecia. Lembrei-me de uma coisa ainda mais recente, Vaya Con Dios, ainda pior, originou gargalhada. Por fim desisti e quase a chorar pensei "Opá, vai à fava enquanto não pinta a ervilha". Desde então falamos de futebol.

Viva a Bélgica, viva o Pierre Marcolini e viva a A. que por lá tem estado e que daqui a pouco regressa de vez ao cantinho Português.


Jacques Brel - Amesterdam

2 comments:

Anonymous said...

ehehe! viva eu!
ele nao sabe o que perde! a belgica é toda uma cultura. mas se lhe falasses de Leffe, Duvel, Hoegarden ou Stella, talvez ele tivesse ido lá...
enfim....ele vive na Britain Island...ta meio isolado do resto do mundo... :-)
bjs
A.

Anonymous said...

nem "waffles", nem "belgium chocolate"?? Nem as próprias das batatas fritas que, segundo o Asterix, nasceram lá? Isso, cheira-me, o teu colega deve conhecer....