Sunday 4 May 2008

A menina Feliz que chorou por causa das migalhas da bolacha de chocolate


O que eu gosto de ir para a Tate Modern observar. Tudo ali é arte, até as pessoas que por lá circulam (excludindo, como é óbvio, as multidões de turistas de boné na cabeça e guia de londres na mão). Como boa londoner (não de nascimento mas de vivência), já consigo diferenciar um turista de um local. Deixando a massagem ao ego de lado, posso agora passar à “história mais simples do mundo”. Num destes dias, estava eu na Tate, distraída em pensamentos, quando reparo numa menina, que não devia ter mais do que 5 aninhos, que sorria para mim. Retribuí. Houve algo naquela criança que imediatamente me cativou, a sua tão evidente felicidade. Só sabia rir ou sorrir, não lhe consegui ver o rosto "descontraído". Comia alegremente uma bolachinha de chocolate enquanto distribuia sorrisos pela sala. Até que chegou a frustração, que a avaliar pela reacção terá sido a primeira da sua vida, as migalhas da bolachinha de chocolate. Enquanto comia, verificou que algumas migalhas cairam no chão. As lágrimas soltaram-se, o rosto alterou-se por completo e o sofrimento veio de forma crua de tão sentido ao seu encontro. Chorou, sem gritar ou fazer birra, pelas migalhinhas. Tinha lágrimas de gente grande e isso deixou-me muito triste. Como eu a compreendo.

1 comment:

Nuno Lebreiro said...

mal sabia ela das formigas que se banquetearam com essas migalhas...